terça-feira, 7 de abril de 2009

BIOGRAFIA, POR ELIANA PACE

LABORATÓRIO DO ESCRITOR
AULA DE 04.04
ORIENTADORA: ELIANA PACE

BIOGRAFIA
é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas, mortas ou vivas.
a biografia, na maioria das vezes, refere-se à vida de pessoas públicas como políticos, cientistas, esportistas, escritores ou pessoas que, por meio de suas atividades, deixaram uma importante contribuição para a sociedade.
no século XX aparece a biografia romanceada, na qual o autor recria, ficcionalmente, o material documental e de pesquisa coletado sobre a vida dos biografados.
quando o biografado é o próprio autor, temos a autobiografia, que vem a ser a biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala, ou seja, o autor procede ao levantamento de sua própria existência.
A Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado, que tem como objetivo resgatar a memória da classe artística brasileira, selecionou como autores jornalistas. As autobiografias da coleção são relatos na 1ª pessoa.
muitas pessoas conhecidas do grande público (as ditas celebridades) que desejam fazer uma autobiografia, mas não tem habilidade literária, utilizam-se de um profissional ghostwriter (traduzindo, literalmente, escritor fantasma) que escreve a biografia em tom autobiográfico de modo que a autoria passa a ser alegadamente da pessoa biografada.


OBJETIVOS DAS BIOGRAFIAS - Estimular as pessoas que gostam de leitura e literatura a reabilitar, resgatar, documentar, enfim, por meio da narrativa oral e da escrita, a trajetória de vida de um parente mais velho, um amigo especial, um mestre, partindo do princípio de que o universo íntimo de cada pessoa e sua trajetória de vida são especiais para quem com ela conviveu.

A biografia pode resultar em um caderno único ou um álbum ilustrado, em algumas ou muitas cópias em xérox do material ou até mesmo na edição de um livro ilustrado a ser repassado para futuras gerações.

COMO TRABALHAR
· Roteiro
· Pesquisas – situar a ação – data- bairro – cidade – amigos – escola – ruas da infância etc
· Entrevistas
· Duração das conversas

AUTORIZAÇÃO
No caso da imagem, a utilização prescinde de autorização, desde que não tenha caráter comercial e a pessoa famosa não seja retratada em momento de intimidade.
Quanto à intimidade das pessoas célebres, os limites decorrem do interesse público (que também limita o direito à honra) e das exigências de ordem histórica, científica, cultural e artística.
A biografia de Roberto Carlos foi escrita pelo historiador - e apaixonado por música brasileira - Paulo César de Araújo, mas não havia sido autorizada e não agradou ao cantor que, menos de dez dias depois do lançamento, processou o autor e a editora. Uma audiência de conciliação selou um acordo entre as partes mas o livro teve sua edição e venda proibidas e foi recolhido em todo o País. Segundo a Editora Planeta, desde sua publicação, foram impressos 33 mil exemplares do livro. Destes, 22 mil já haviam sido vendidos e os 11 mil que ainda estavam no estoque da editora foram entregues a Roberto Carlos.
Roberto Carlos alegava que sua biografia não tinha sido autorizada e continha inverdades que ofendiam a ele e a pessoas queridas, expostas ao ridículo. “É um absurdo, uma falta de respeito lançar mão da minha história, que é um patrimônio meu. Me sinto agredido na minha privacidade”.
As pessoas que eram a favor da biografia sugeriam que a história de RC também faz parte da cultura brasileira.
Os contrários alegavam que, apesar de ser uma pessoa publica, RC tinha o direito de preservar sua intimidade.
É importante notar que as pessoas famosas, que fazem parte de nossa história política, científica, cultural ou artística, têm uma diminuição significativa no grau de proteção de sua imagem e intimidade.

NARRADOR
· A biografia pode ser escrita na 1ª ou 3ª pessoa.
· Na 1ª pessoa – autobiografia- o narrador pode atuar como protagonista da historia ou um personagem lateral que fica observando. A narrativa na 1ª pessoa dá verossimilhança. É um depoimento confiável, mas limita o campo de visão, não dá para iluminar a historia por outros ângulos.
· A biografia na 3ª pessoa é a forma mais freqüente.
· O narrador na 2a pessoa – tu, você- é raro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário