quarta-feira, 22 de abril de 2009

CRÔNICA, O QUE É?

LABORATÓRIO DO ESCRITOR
AULA DE 18.04
ORIENTADORA: ELIANA PACE

CRÔNICA, O QUE É?
· Um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, resultado da visão pessoal, particular, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiário do jornal ou no cotidiano.
· Normalmente destina-se à publicação em jornal ou revista mas se diferencia da notícia porque não é feita por um jornalista e sim por um escritor.
· É o acontecimento diário sob a visão criativa do escritor.
· É uma narrativa curta que geralmente tem como ponto de partida um fato real comentado pelo autor, muitas vezes de maneira lírica ou bem-humorada.
· É uma produção curta, apressada, redigida numa linguagem descompromissada, coloquial, muito próxima do leitor.
· Cronistas brasileiros notáveis: Rubem Braga, Fernando Sabino e Luís Fernando Veríssimo, entre outros

DIFERENÇAS ENTRE CONTO E CRÔNICA

A crônica pode receber um tratamento literário. Às vezes, pode ser confundida com o conto. Quando a crônica entra no terreno do imaginário, vira conto.
A crônica é o relato de um flash, de um breve momento do cotidiano de uma ou mais personagens. Uma das finalidades da crônica é justamente apresentar o fato, nu, seco e rápido, mas não concluí-lo.
No conto, as ações transcorrem num tempo maior: dias, meses, até anos, o que não se dá na crônica.
No conto, a personagem é analisada e/ou caracterizada, há maior densidade dramática e freqüentemente um conflito, resolvido em desfecho. Na crônica, geralmente não há desfecho – este fica para o leitor imaginar e, depois, tirar suas conclusões.

Tipos de Crônica: descritiva, narrativa, narrativo-descritiva, reflexiva, lírica, metalinguistica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário