terça-feira, 17 de março de 2009

O que é carrapicho?

Por Thays Morales
Exercício com a palavra carrapicho

A história que leremos aqui, caro leitor, se passa em uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo. O nome, pouco importa.O que realmente importa é contar um pouco da infância da menina da cidade grande, que passava férias no sítio da avó materna. Quando ia para esse lugar tão especial, os irmãos, os pais brincavam e descansavam da correria do dia-a-dia.
Sendo um lugar tão tranqüilo, os adultos não precisavam se preocupar em vigiar as crianças. Assim, elas pensavam ser muito independentes e capazes de realizar aventuras.
Perto dali, havia uma pequena estrada de terra, que para gente pequena parecia enorme. Era, sempre assim, no primeiro dia que chegavam, ela e os irmãos escalavam as montanhas, trilhavam os caminhos escondidos, rolavam pela grama como se nunca ninguém tivesse feito isso antes.
Esses passeios demoravam horas a fio, mas quem se importava com o tempo? Para crianças com imaginação fértil, tudo era motivo para diversão. No momento em que saíam do sítio, pais e avós diziam:
- Não demorem, cheguem antes do almoço.

Eles, os adultos, esqueciam que crianças não têm noção de tempo ou têm bem pouca noção. Mero detalhe para pessoas de pouca idade, então, quando percebiam que estava tarde, um dizia para o outro:

- Vamos, a mãe vai brigar e avó também. Está na hora do almoço.

Enquanto voltavam para a casa aconchegante, cheia de árvores frutíferas, cachorro, rio passando e belas histórias de família, arquitetavam uma maneira dos pais e os avós não saberem por onde tinha estado.

Porém, esqueceram de detalhes importantes. Era inverno: usavam roupas quentes, calças compridas, tênis e meias. Isso dizia por onde tinham andado. Tinham acabado de inventar uma fantasiosa história para os pais e a avó quando eles perguntavam para onde tinham ido e demorado tanto.

Disseram que estavam perto dali, brincando com vizinhos, e que esqueceram a hora de voltar. Os pais e avó fingiram acreditar nisso, quando a avó esperta e experiente viu várias “coisinhas” grudadas nas calças, meias e tênis de seus netos queridos:

- Que crianças mentirosas!!! Vocês não foram aqui perto, coisa nenhuma.
- Fomos, sim, vó. A gente não mente.
- Ah, é? Então por que tem tantos carrapichos grudados em vocês?
- Carrapichos? O que é isso? É palavrão? Disse a menina.
- Não, minha neta. Carrapicho são essas plantinhas verdes presas nas roupas de vocês. E isso, só existe em lugar onde tem grama, morro.

As crianças olharam para baixo, estupefatas. Tinham mentido e se julgavam mais espertas que a avó. Além disso, nunca tinham ouvido falar em “carrapicho”. Palavra estranha. Nesse momento de reflexão, a mãe perguntou em tom de curiosidade e de chateação:

- Mas, afinal, onde vocês foram, para ter tanto carrapicho nessas roupas?

Eles contaram a verdade e até que os adultos gostaram e se divertiram muito de ouvir a respeito das brincadeiras de criança, quando tudo é possível, basta, apenas ter a natureza como cenário principal e, é claro, muito carrapicho também.

3 comentários:

  1. da uma resumida na prossima vez tá !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vai tomar no cuuuuuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  3. suas vespas sanguinarias!!!!!!
    chupas cabras!!!!!
    suas antas !!!!
    seus vermes
    publiquem algo melhor q esse lixo!!!!
    pra q o povo vai querer saber o q e carrapicho
    todo mundo sabe o q e seus bestas!!!!!!
    vai catar carrapicho...

    ResponderExcluir