quinta-feira, 19 de março de 2009

POMPOM

Antonio Taveira
Exercício com a palavra pompom


A caixa já não tinha o seu brilho natural. Pudera, o maleiro a recebera fazia muitos anos. A memória não havia falhado, estava no mesmo lugar.

Várias coisas faziam parte deste tesouro. Aquele livro do bebê ainda tinha a mechinha de cabelo cortada, as primeiras unhas, a marquinha do pezinho e da mãozinha, fotos nossas (papai e mamãe), dos avós maternos e paternos, dos padrinhos. Como eram engraçadas as roupas daquela época. A foto do primeiro banhinho, primeiro dia de sol e algumas outras.

Outras raridades surgiram: a certidão de batismo, a velinha do ritual e a conchinha para pegar a água benta. Nos primeiro desenhinhos, sempre estávamos nós: papai, mamãe e a bebê. Os princípios da escrita, as frases e as pequenas cartinhas - tem jeito de ser escritora, diziam os babadores de plantão.

Mas o objeto procurado estava lá, com certeza. O plástico que o envolvia já estava um pouco escurecido pelo tempo, mas suas cores ainda permaneciam vivas. Com um solzinho forte, já poderiam ser usadas novamente. As luvinhas, o capuz e a capinha, com seus pompons pendurados, formavam um conjunto muito bonito e colorido que agradava muito aos olhos. Pareciam de boneca, mas realmente eram para uma linda boneca e, apesar de ser homem, e homem não brinca de boneca, adorei recebê-la de presente e brinco com ela até hoje.

A boneca cresceu. Começou a andar, foi pra escolinha, depois para a escola, passou pela aborrescência, que não foi tão aborrescente assim, teve o primeiro namorado, entrou para a faculdade, formou-se numa linda festa e casou.

Agora, minha boneca me deu um outro presente, outra boneca, tão linda quanto a que ganhei alguns anos atrás. Certamente vou brincar muito com esse novo “brinquedo”, pois agora sem aquele jeito policial de pai, vou poder estragá-la bastante.

E meu presente para ela será este lindo conjunto colorido de capuz, capinha e luvinhas, que deixará minha nova boneca tão linda quanto a primeira dona deles.

4 comentários:

  1. Parabéns, gostei bastante. E aproveitou pra babar né... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Só pra me fazer chorar... :p Lindo...

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito. Este texto mostra o coração cheio de carinho que você possui e reflete nele suas lembranças, junto ao ser sensível que é.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. a história de uma linda familia que pode acontecer com qualquer um....não se meter com ningém errado pode ajudar no desenvouvimento familiar

    ResponderExcluir